Atenção: Alunos 3 "a" Colegio Inovação. 2 bimestre.



Aluno:___________________________________________data:___/____/___
Velha e Nova Ordem Mundial, Globalização, Estado e soberania
1. (FMU-SP) O Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:
a) Reunir os países socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN.
b) Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
c) Conter a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.
d) Consolidar a influência socialista na Europa Ocidental.

2. (Enem) Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
c) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
d) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

3. Um dos símbolos da Guerra Fria foi a construção do Muro de Berlim. Qual das alternativas abaixo explica a existência desse muro?
A - O Muro de Berlim foi construído na década de 1940 para impedir a invasão da capital alemã pelo exército aliado.
B - A Muro de Berlim foi uma linha imaginária para dividir as duas Alemanhas (uma socialista e outra capitalista).
C - Em 1961 foi construído o Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma capitalista e outra socialista.
D - O Muro de Berlim foi construído, com financiamento soviética, ao redor da cidade para proteger a capital alemã da influência capitalista.
.
4. “A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes”. (Disponível em: Mundo educação/ Globalização)
Os “graus diferentes” citados no texto referem-se:
a) às diferenças entre os níveis de ajustamento da política internacional a uma ordem de homogeneização cultural;
b) à resistência dos movimentos antiglobalização frente aos avanços do sistema capitalista em escala mundial.
c) à forma desigual de difusão e alcance do processo de mundialização econômica e política.
d) à impossibilidade da globalização atingir todo o planeta

5. (IFBA)
Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a segunda guerra e na revolução técnico-cientifica ou informacional, a globalização é a continuidade do longo processo histórico de mundialização capitalista.”
(MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.p. 03)
Com relação ao desenvolvimento do capitalismo, sua mundialização e globalização, é possível afirmar que:
a) Os Tigres Asiáticos começaram a se constituir como potências econômicas a partir da aplicação da política de bem-estar social e do taylorismo/fordismo como elementos dinamizadores de suas economias.
b) A constituição do MERCOSUL foi uma resposta político-econômica dos países da América Latina à perspectiva de constituição do NAFTA, uma vez que suas economias apresentam elevado grau de complementaridade e integração entre os setores primário, secundário e terciário.
c) A chamada terceira revolução cientifica e tecnológica vem contribuindo intensamente com a integração entre os mercados, uma vez que possibilita maior grau de flexibilidade aos capitais internacionais, inclusive na perspectiva de substituição do dinheiro de papel pelo dinheiro de plástico e virtual em tempo real.
d) Com a crise da economia americana, o valor das commodities agrícolas tem baixado seguidamente, contribuindo para atenuar a fome no Chifre da África.

6. Associe cada um dos termos aos seus respectivos conceitos.
(A) Estado (B) Nação (C) Território (D) País
(  ) Território politicamente delimitado por fronteiras, com unidade político-administrativa, em geral, habitado por uma comunidade com história própria. Possui um Estado constituído e uma Constituição.
(  ) Base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. Pode ser delimitado por fronteiras naturais ou artificiais; é formado pelo solo continental e insular, o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo.
(  ) Coletivo humano que possui características comuns, como a língua e a religião. Seus membros estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.

7. Os curdos constituem o maior grupo étnico sem Estado do mundo. Eles vivem espalhados entre a Turquia, o Irã, o Iraque, o Azerbaijão, a Síria e a Armênia. A luta desse povo pela criação de um Curdistão independente está longe de chegar ao fim, já
que o sonho dos curdos não vai de encontro aos interesses dos países que possuem populações curdas. (www.moderna.com)
Com base em seus conhecimentos sobre os curdos e nos conceitos abordados na atividade anterior, responda às perguntas.
a) Entre os conceitos-chave da Geografia, qual melhor define a atual situação dos curdos?
Explique.
b) Com base no conceito de território, explique por que é tão difícil para um Estado ceder ou perder território para outra nação ou país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRINCIPAL POTÊNCIA MILITAR DO MUNDO E SUAS INTERVENÇÕES MILITARES, A PARTIR DE 1990.

Monopólio, oligopólio, trustes e cartéis.